Imagem capa - CASAMENTO COM EFEITO CIVIL  por ISRAEL FERNANDES

CASAMENTO COM EFEITO CIVIL


Se o seu sonho é casar com efeito civil fora do cartório, seu desejo pode ser realizado por meio de duas vias. A primeira é através do Juiz de Paz do cartório mais próximo da sua residência ou do seu futuro cônjuge. Um Juiz de Paz fora da sua região, ou seja, de outro bairro, não poderá realizar a sua cerimônia, pois está fora de sua diligência, por isso tem que ser o Juiz de Paz mais próximo da sua casa. Isso funciona também quando você vai casar no cartório e realizar a cerimônia social sem efeito civil no buffet, sítio etc. Você deve ir no cartório mais próximo da sua residência. A segunda via é por meio de uma instituição religiosa que irá enviar o seu líder religioso ou seu substituto, para realizar a cerimônia com efeito civil no local desejado. A minha dica para você não perder tempo é buscar saber qual o cartório da sua região, entrar em contato através do site ou telefone e retirar todas as dúvidas. 

ATENÇÃO: Você deve dar entrada nos papeis de casamento no prazo máximo de 30 dias antes da data do casamento e levar 02 (duas) testemunhas munidas de documentos (RG e CPF). Se for por meio de instituição religiosa, você deve levar o termo de habilitação que será dado por quem irá celebrar. 

Independente da escolha é sempre bom conhecer o celebrante que vai levar uma palavra que irá emocionar você e seus convidados. Escolher um Juiz de Paz do Cartório ou mesmo um líder religioso, "no escuro", pode ser um desastre, afinal a cerimônia é um dos momentos mais especiais, se não for o mais importante pra você, que sonha em se casar com tudo que tem direito. Para a escolha do seu celebrante é fundamental você ver um vídeo onde ele passa uma mensagem e transmita segurança a você e seu futuro cônjuge. Afinal, você noiva, ficará horas, talvez um dia inteiro, no salão de beleza e certamente quer se emocionar com as palavras do celebrante que irá traduzir o seu sonho em palavras. 

Israel Fernandes é Celebrante de Casamentos e Mestre de Cerimônias em São Paulo. Radialista formado pelas Faculdades Oswaldo Cruz, Orador formado pela Faculdade Paulista de Ensino Superior, Mestre de Cerimônias e Locutor formado pelo SENAC/SP e um sonhador formado pela vida.